Galileo Galilei

Galileu (ou Galileo, em italiano) foi um dos principais fundadores da ciência moderna. É conhecido como pai do método científico (hipótese, previsão e verificação experimental). Ele desafiou o conhecimento clássico, dominado pelas explicações de Aristóteles. Repetimos, na escola, as suas clássicas experiências sobre o movimento e a inércia. Mas, existem muitíssimos estudos sobre a vida de Galileu e suas contribuições à ciência, e uma conclusão bastante aceita é a de que boa parte do que se ouve falar sobre ele é lenda. Os especialistas, por exemplo, dizem que a famosa experiência dos pesos jogados da torre de Pisa parece não ter sido realizada. As dificuldades encontradas na reconstrução destas histórias são muitas. Apenas os melhores historiadores da ciência têm boa consciência disso.

No entanto, vejamos por exemplo porque uma outra experiência sua importantíssima parece não ter sido realizada por ele. No segundo dia do "Dialogo sui Massimi Sistemi" (uma das principais obras de Galilei, dividida em quatro dias) Galileo, isto é Salviati, pergunta: "Agora me diz: se uma pedra, solta de cima do mastro de um navio em alta velocidade, caisse no pé do mastro, precisamente no mesmo lugar onde cai quando a nave está parada, que ajuda isso poderia lhe dar para saber se a nave está parada ou em movimento?" e Simplicio, seu interlocutor, responde "Absolutamente nenhuma: do mesmo modo que por exemplo, a partir do batimento do pulso, não se pode saber se uma pessoa está dormindo ou acordada". Em seguida Simplicio argumenta que a pedra cairia a uma distância do mastro correspondente ao deslocamento do navio durante a queda, e Salviati (Galileo) então rebate afirmando que "quem fizesse realmente a experiência encontraria o contrário, observaria a pedra caindo sempre no mesmo lugar independente da velocidade do navio". E arremata dizendo: "eu, mesmo sem fazer a experiência, tenho certeza que o efeito seria como lhe estou dizendo pois assim é nescessário que seja.", ou seja, "é inútil fazer a experiência, eu já sei o resultado".

Existem também evidências de que alguns dados experimentais publicados por Galileo sejam imcompatíveis com as suas possibilidades na época. Vale notar que, além da sua confiança em suas idéias e relações matemáticas, é importante o fato de que Galileo vivia em uma época em que as ciências exatas se restringiam à astronomia. O mundo celeste era considerado perfeito, matemático, e o mundo terreste o oposto, errático e imperfeito. Era considerado, por exemplo, ridículo querer medir com exatidão as dimensões de um ser natural, tamanha as variações de tamanhos, formas e movimentos. A idéia de mais-ou-menos ou aproximadamente era muito comum (ao contrário do que acontece hoje, um pequeno ajuste nos resultados era bastante razoável). E foi justamente ele um dos principais, se não o principal, responsável pelo começo da mudança nesta situação. Ele foi também um grande astrônomo, veja abaixo.


Galileo Galilei (cortesia dos Arquivos da Caltech)

Galileu astrônomo

Ilustrções da lua, Galileu Galilei (cortesia dos Arquivos da Caltech)

Para a ciência, as descobertas de Galileu em astronomia foram tão importantes quanto as suas descobertas sobre as leis do movimento. Vejamos, sobre isso, o que diz um trecho da História da Astronomia de Giacomo Leopardi:

"O ano de 1564 será sempre memorável para os astrônomos, pelo nascimento nesta data do imortal Galileo Galilei, celebérrimo astrônomo e matemático. ...e assim, encontrou o modo de fabricar o telescópio. Ele soube aproveitar desta invenção. Observando a lua, viu sobre a superficie desiqualdades, que lhe pareciam verdadeiras montanhas. Ele ainda quis medir a mais alta destas montanhas que, de acordo com o que encontrou, superava em grandeza todos os montes da terra. Viu em Venus fases como as da lua, e observou a Via Lactea, que ele avaliou como um confuso emaranhado de estrelas. É memorável a ocasião em que Galileu foi convidado pelos Senadores de Venezia a fazer, na frente deles, uma prova dos seus novos instrumentos. Uma vez a Venezia e escolhida uma noite bela, mostrou aos Senadores, através do seu telescópio, as novidades, que começavam já a ser bem conhecidas, mas que os mais doutrinados não queriam adimitir, pois as consideravam muito contrárias às suas idéias. Esta noite foi fatal para o sistema das escolas, e no campanário de S. Marco decidiu-se alí uma das mais interessantes questões da astronomia.
Em 1610 Galilei descobriu tres pequenos planetas, que giram em torno a Júpiter, e pouco depois um quarto. Deu a eles o nome de satélites de Júpiter. ... As inesperadas novidades celestes, divulgadas no famoso Nunzio Sidereo, não ficaram sem opositores, que através tanto de correspondências privadas quanto de publicações, falavam da vaidade e dos delírios de Galilei, ou em prática de ilusão e falsa aparência. "

Leopardi, um dos maiores homens de letras da Itália em todos os tempos, publicou a sua História da Astronomia em 1813, com apenas 15 anos. Com entusiasmo, ele a começou assim: "A mais sublime, a mais nobre das ciências físicas é sem dúvida a Astronomia. O homem, através dela, sobe além de si mesmo e chega a conhecer a causa dos fenômenos mais estraordinários".



cientistastópicos
Copyright © 2000 todos os direitos reservados